
Programa Escola Conectada São José do Rio Preto
Carga horária: 24 horas
O Programa Escola Conectada, conecta o mundo corporativo aos alunos para formação de profissionais
O que torna o programa Escola Conectada algo inovador é a forma como é aplicado, ligando a população local carente ao mundo corporativo. Todos os módulos serão aplicados no formato presencial, com tempo médio de 6 dias (de segunda a sábado), tornando todos os aspectos práticos e acessíveis com grande aproveitamento.
A condição para participar do programa é que o interessado passe por uma entrevista e que apresente o interesse em mudar sua realidade de vida, estando apto a aprender uma nova profissão para que possa ser reintegrado ao mercado de trabalho.
O caminho para a formação dos profissionais depende de parcerias entre empresários locais, os quais apresentam suas necessidades emergenciais de mão de obra, oferecem uma condição de contratação futura dos alunos, participem diretamente do programa (apresentação em eventos públicos, logomarca, doações e apoio), incentivando a formação de novos membros, ampliando a visibilidade do projeto diante da população local e colocando a prefeitura como referência.
Os instrutores para este programa serão escolhidos de acordo com sua formação e atuação no mercado, preferencialmente empresários, profissionais com capacitação técnica e membros da segurança pública local (policiais militares, guardas civis metropolitanos). Esta condição é necessária uma vez que o público a ser formado necessita de uma formação rígida, disciplinada e de senso de organização.
Foi firmada uma parceria entre a escola Uni Aprendiz e a Escola Grau Técnico, situada na região central da cidade (Rua Voluntários de São Paulo, 2743 Centro, São José do Rio Preto, SP), para uso do espaço a um preço acessível. Outro fator que favorece o programa é o acesso ao local, por conta da localização privilegiada da escola (região central).
O programa Escola Conectada, coloca a Prefeitura de São Jose do Rio Preto como referência em formação profissional para atender a demanda local, bem vista por empresários, a pulação geral e em especial as personalidades políticas, sendo pioneira em unir forças com empresários locais para ressocialização de pessoas em estado de abandono, visando diminuir a criminalidade, o desemprego e fortalecendo o polo industrial da cidade.